12 Abril, 2013
A recusa do Conselho de Administração em reposicionar os enfermeiros a CIT mantendo a discriminação existente, não deixou alternativa.

 

 

O Conselho de Administração, numa comunicação interna, pretendeu fazer passar uma mensagem aos enfermeiros que não tinha competências para decidir, seja por não ter autonomia de gestão, seja por questões legais.

Esta comunicação foi analisada pelos enfermeiros e pelo SEP como um profundo disparate e uma tentativa, do Conselho de Administração de “sacudir a água do capote”, porque:

  • A lei que cria os hospitais EPE’s é clara. Têm autonomia!
  • O Ministro da Saúde reafirmou que têm autonomia!
  • Durante anos, e apesar da aquisição de mais competências e mais responsabilidade, os enfermeiros a CIT do Centro Hospitalar nunca foram valorizados economicamente;
  • Até há cerca de ano e meio, era atribuído um prémio de assiduidade que foi retirado quando a exigência era a sua integração na remuneração base e, ainda assim, a remuneração dos enfermeiros a CIT ficariam abaixo do valor de referência em vigor.

A contribuição dos enfermeiros do Centro Hospitalar vai ainda mais longe. A maioria do trabalho extraordinário efetuado, não é considerado como tal.

Neste contexto, no dia 16 de Abril:

  • Os enfermeiros concentram-se à porta do hospital a partir das 8,30h;
  • Às 11 horas realizam um plenário para decidir novas formas de luta.

Enfermeiros estão e estarão em luta pela defesa do SNS, pelos utentes e por melhores e mais justas condições de trabalho.