6 Dezembro, 2016
28 mil horas em dívida aos enfermeiros no Centro Hospitalar Tondela-Viseu
Os horários aprovados até ao final de novembro demonstram a existência de mais de 28.000 horas correspondente a mais de 3.500 dias de trabalho que o Centro Hospitalar deve aos enfermeiros.

 

Várias dezenas de enfermeiros já denunciaram formalmente junto de diferentes organizações, incluindo o SEP, a situação precária e difícil em que estão ser assegurados os cuidados de enfermagem em diferentes serviços.

Para que os doentes não fiquem sem os cuidados de enfermagem que necessitam, e os mesmos se mantenham com a qualidade mínima exigível, os enfermeiros têm realizado vários turnos para além do seu horário de trabalho normal, sem que lhes sejam pagos. A consequência é que o CHTV deve milhares de horas de trabalho a estes profissionais.

 

A situação é de tal forma preocupante que os enfermeiros para além de verem aumentada a sua carga horária semanal veem-se obrigados a:

  • Responsabilizarem-se por um número de doentes acima do que seria desejável devido à redução do número de enfermeiros por turno;
  • Prescindirem dos seus períodos de descanso, necessários para uma recuperação física e psicológica adequada.

 

Desta forma poderão estar em causa a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados e mesmo a sua efetiva realização, o que acarreta consequências gravíssimas para a população.

Para além deste facto que, por si só é gravíssimo, interessa referir que nos últimos meses os enfermeiros do CHTV se têm confrontado com a falta de fardas em número suficiente assim como a falta de roupa para os utentes internados na instituição.

 

É esta a realidade do Centro Hospitalar Tondela Viseu, fruto da não admissão de Enfermeiros.

Informação enviada à Comunicação Social a 6 de dezembro de 2016