1º Congresso Nacional do SEP

A 5, 6 e 7 de março de 1999 realizou-se o 1º Congresso Nacional do SEP, com o lema «Rumo ao séc. XXI» e a presença de cerca de 400 delegados sindicais, eleitos nas assembleias regionais de sócios.

Conforme o estipulado nos seus Estatutos, desde 1996, durante os três dias de Congresso os delegados sindicais analisaram, discutiram e decidiram as linhas estratégicas de intervenção político-sindical nas matérias em discussão no virar do século, «num tempo de profunda mudança e complexamente contraditório», seguindo o Preâmbulo ao Congresso.

Os trabalhos estruturaram-se em torno de 4 eixos:

1. Reformas da saúde – Reformar o quê? Reformar porquê? Quais os principais problemas do Sistema de Saúde? Qual o papel dos enfermeiros?

2. Condições de trabalho e proteção social dos Enfermeiros – Identificação das necessidades – revalorização da função social, sobrecarga e organização do trabalho, prevenção e compensação do risco e penosidade profissional – e decisão sobre as linhas estratégicas de intervenção a desenvolver.

3. Formação e desenvolvimento profissional – Identificação e definição de estratégias sobre a formação académica e profissional, após a integração do ensino no sistema educativo superior, e métodos de implementação de um melhor e mais eficaz exercício profissional na enfermagem.

4. A Enfermagem e o papel das organizações profissionais – Análise do trajeto percorrido e do contributo histórico das organizações para o desenvolvimento da profissão, identificação da realidade e perspetivar dinâmicas futuras.

 

Ver documento Preâmbulo e Resoluções