2º Congresso Nacional do SEP

A 5 e 6 de junho de 2001 realizou-se o 2º Congresso Nacional do SEP, com o lema «Enfermeiros no centro da Saúde», no Estoril.

Partindo do diagnóstico de situação do Sistema Nacional de Saúde, e num momento de profunda alteração na sua conceção e filosofia, o SEP traçou as linhas estratégicas para a melhoria do SNS.

Os trabalhos, iniciados por uma comunicação do Enf. Jorge Rebelo, sobre «Enfermagem: desenvolvimento profissional e formação. Perspetiva histórica» – em que é traçado o percurso de profissionalização e formação da Enfermagem, desde o séc. XIX até à atualidade – abordam três grandes temas:

1. Princípios de desenvolvimento profissional – o presente e o futuro.

2. Condições de Trabalho.

3. Sistema de Saúde – Serviço Nacional de Saúde: que desafio para os enfermeiros?

No final do Congresso, a 7 de junho, realizou-se um Fórum Sindical Internacional, aberto a todos os profissionais de saúde, para reflexão e discussão sobre o Sistema de Saúde, com a participação de Lynne Young e Howard Catton, do Royal College of Nursing (Reino Unido), de Javier Sebastián Pacheco, do STASE (Espanha), de Guadalupe Simões, do SEP e com a presença, como comentador, do Prof. Dr. Constantino Sakellarides.

 

Ver documento Preâmbulo e Síntese