Fundamentação
Nos cuidados prestados a pessoas dependentes o manuseio acrescenta valor no processo de bem-estar da pessoa dependente e do seu cuidador. Manusear é uma arte que tem bases biomecânicas que quando entendidas podem traduzir melhores cuidados e uma melhor qualidade de vida para quem recebe e para quem cuida. No sentido de obter melhores práticas, o cuidador deve desenvolver a sua perceção de manuseio e saber avaliar os riscos de manuseio oferecidos pela pessoa dependente, pelo meio ambiente e pelo seu condicionamento físico.
Demonstrar a evidência dos riscos de manuseio de pessoas dependentes é determinante para promover a educação dos cuidadores.
Só o treino do manuseio potenciado pelo SIMULA através da observação e discussão do procedimento com base no raciocínio biomecânico poderá aprimorar as competências do cuidador de forma a tornar mais seguro e efetivo nas funções das tarefas/atividades do dia-a-dia.

Objetivos gerais
– Dotar os participantes de conhecimentos de higiene postural e conceitos biomecânicos para os manuseios específicos de pessoas dependentes.
– Habilitar os participantes na arte de avaliar a capacidade da pessoa dependente em participar nas suas atividades funcionais de vida diária.
– Habilitar os participantes na arte de manusear a pessoa dependente nas suas atividades funcionais da vida diária.

Destinatários
Cuidadores formais (todos os profissionais de saúde e assistentes operacionais).