21 Julho, 2017
Reforçadas as admissões e o pagamento do trabalho extraordinário em dívida no Centro Hospitalar do Porto
Na reunião a 13 de julho com o SEP, o Enfermeiro Diretor desta instituição referiu ter solicitado a contratação de 50 enfermeiros e obteve a autorização para 54 admissões a tempo indeterminado. Sobre o trabalho extraordinário em dívida iniciar-se-á a sua liquidação em outubro deste ano.

 

Relativamente a situações de trabalho precário, a direção de enfermagem referiu existirem apenas quatro situações de vínculo precário e aguarda-se a autorização para os dez contratos de substituição.

Não deixámos de sensibilizar para a necessidade de atualização dos mapas de pessoal, dada a situação de carência existente, de que são reflexo os horários onde se constata um elevado de número de horas extraordinárias.

Neste sentido, foi reafirmada  a necessidade de urgentemente serem resolvidas as situações de recurso a trabalho extraordinário programado para fazer face a necessidades permanentes, nomeadamente  nos serviços de atendimento pediátrico e bloco operatório, assim como extinguir os horários de 12 horas diárias consecutivas.

Quanto ao ao alargamento do mapa de pessoal para 2018, o enfermeiro diretor informou que o mapa de pessoal foi aumentado para 1.350 profissionais em 2017, em contraponto aos 1.320 de 2016. Há ainda a possibilidade voltar a aumentar em 2018.

Afirmou ainda que tem conhecimento da circular normativa da Administração Central do Sistema de Saúde que regula o pagamento do trabalho extraordinário em dívida aos enfermeiros e assume que esta será cumprida. A sua operacionalização só será possível em outubro deste ano. No entanto, sublinha que muitos enfermeiros não querem ser ressarcidos em termos pecuniários, o que dificulta a aplicação da circular.

Em outubro, o sindicato irá, então, monitorizar o cumprimento desta circular.