20 Novembro, 2014
Ministério da Saúde não resolve e caos da urgência alastra-se aos serviços de internamento com diminuição do número de enfermeiros/turno. Enfermeiros não percebem estado de “negação” de Ministros e Secretários de Estado.

O Hospital de Santarém tem uma carência identificada de 170 enfermeiros. Ministério da Saúde autorizou a contratação de 30. Conselho de Administração pediu mais 60 cuja resposta aguarda.

O pedido de contratação de 90 enfermeiros praticamente tem como objectivo colmatar as saídas de enfermeiros. Aliás a produção cirúrgica do hospital estará, em breve, definitivamente em causa por falta de enfermeiros.

Para minimizar a falta de enfermeiros no serviço de urgência, a administração mobiliza enfermeiros dos restantes serviços do hospital, especialmente dos serviços de medicina, diminuindo o numero de enfermeiros por turno naqueles serviços.

A não prestação de todos os cuidados de enfermagem que os doentes internados no hospital de Santarém precisam é única exclusivamente da responsabilidade do Ministério da Saúde.  

SEP já pediu reuniões aos deputados eleitos pela região.