6 Novembro, 2017

No final de outubro recebemos um documento a denunciar a carência de enfermeiros nos Cuidados Paliativos do Hospital de Portalegre. Já solicitámos uma reunião urgente com a Administração da Unidade Local de Saúde Norte Alentejano, cuja marcação aguardamos.

 

Dos problemas em causa destacamos o facto de a equipa de enfermagem ter vindo a assistir à diminuição drástica do número de elementos desde o início de 2017. À data a equipa contava com 10 enfermeiros. Hoje são 7.

Da aplicação da “Norma para o cálculo de Dotações Seguras dos Cuidados de Enfermagem” da Ordem dos Enfermeiros constata-se que o número de enfermeiros deverá ser de 11 elementos e não de 7. Faltam 4 enfermeiros no Serviço.

Ainda, denunciamos a existência de apenas 1 enfermeiro escalado no turno da noite, situação que com muita frequência também acontece nos turnos da tarde e da manhã.

Deste modo, consideramos que não é admissível estar apenas escalado 1 enfermeiro por turno, sendo urgente o reforço da equipa de enfermagem de modo a prestar cuidados com qualidade e segurança;

Em caso de alguma consequência decorrente da falta de enfermeiros, a responsabilidade tem de ser imputada a este Conselho de Administração.

 

Referimos ainda que é incompreensível o facto de este ser o único Conselho de Administração do Alentejo que ainda não reuniu com o SEP apesar dos vários pedidos de reunião.

 

Nota envida à comunicação social a 2 de novembro de 2017.