7 Março, 2018
A recente intenção da administração do CHUC de revogar os horários de trabalhos de segunda a sexta-feira, ao abrigo das normas que regulam o exercício da parentalidade, é uma afronta aos direitos das Mulheres/Enfermeiras, mas também da família e designadamente dos seus filhos.

 

Vivemos uma época de profunda crise económica e social que, paulatinamente, impulsiona a degradação civilizacional da nossa sociedade. Numa sociedade em que imperam os interesses contra quem trabalha, os trabalhadores estão cada mais expostos a ataques diversos, mais expostos ao agravamento da exploração e ao empobrecimento, à instabilidade e desregulamentação das relações laborais.

Na semana em que se comemora no dia 8 de março o Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses constata que no dia-a-dia, em cada local de trabalho, as enfermeiras e os enfermeiros vêem sonegado um dos mais elementares direitos como é o acompanhar os seus filhos no processo de desenvolvimento como a lei prevê: “A maternidade e a paternidade constituem valores sociais eminentes. Os trabalhadores têm direito à proteção da sociedade e do Estado na realização da sua insubstituível ação em relação ao exercício da parentalidade.” (art. 33º do Código do Trabalho)

Deste modo, convidamos os Srs. jornalistas para uma conferência de imprensa em frente ao Hospital Pediátrico de Coimbra, amanhã, dia 8 de março de 2018 às 12h, para detalharmos essa realidade.

 

Nota enviada à comunicação social a 7 de março 2018.