16 Dezembro, 2010
O funcionamento de vários centros de saúde e ambulâncias SIV podem estar comprometidos a partir de 31 de dezembro pondo em causa as prestações de cuidados de saúde e de enfermagem às populações.

 

 

São 32 enfermeiros – 22 dos centros de saúde e 10 do INEM – que terminam os contratos naquela data sem que até agora os responsáveis das duas instituições tenham desenvolvido qualquer iniciativa para encontrar soluções, afirma o SEP.

A inoperância do Ministério da Saúde/ ARS do Algarve e do INEM para solucionar um problema que se arrasta há 2 anos é inexplicável podendo agora tornar num caos o funcionamento das instituições de saúde.

Apesar das dificuldades, dos cortes e da não renovação de contratos a Ministra da Saúde exige a manutenção das prestações de cuidados de qualidade.

O SEP anunciou que caso os enfermeiros não continuem nos seus postos de trabalho exigirá o encerramento das unidades funcionais. “Sem recursos humanos não há segurança para profissionais e utentes”, afirmam.

Está agendado uma denuncia publica, envolvendo os enfermeiros subcontratados para o próximo 18 Dezembro, a partir das 10 horas, em faro. Mais tarde, os profissionais irão entregar uma “carta gigante” com os seus “pedidos” na Aldeia Encantada esperando que desta forma os responsáveis políticos da região e nacionais possam resolver o problema.

Informação enviada à comunicação social a 16 de Dezembro de 2010.