8 Janeiro, 2013
3 enfermeiros em regime de subcontratação pelo INEM que prestavam cuidados nas ambulâncias SIV da região estão despedidos a partir de 1 de Janeiro.

 

O SEP denunciou no final de 2010 que eram 10 os enfermeiros que estavam nesta situação. O INEM não reconheceu a sua existência e também nada fez para a alterar.

Segundo o SEP a inoperância do Ministério da Saúde e do INEM em encontrar soluções definitivas para um problema que se arrasta desde 2008 prende-se com as opções governativas para a área do pré-hospitalar e que passa por preterir a segurança do socorro, privilegiando o seu embaratecimento.

Ainda segundo a mesma fonte, as ambulâncias SIV são obrigatoriamente conduzidas por um enfermeiro o que significa que ao despedirem estes enfermeiros, o trabalho irá recair sobre outros que já são poucos como se constata através das 500 horas extras efectuadas em Vila Real de Santo António, as mais de 600 horas em Loulé e as 88 de Tavira.

Termina afirmando que o INEM não demonstra respeito pelos profissionais que sempre demonstraram profissionalismo nem pela população porque irá privá-la de recursos humanos com anos de experiência e competências adquiridas.

 

Informação enviada à comunicação social a 8 de Janeiro de 2013