16 Fevereiro, 2018
No passado dia 17 de janeiro de 2018 reunimos com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) face à prevista saída de dezenas de enfermeiros.

 

A possível saída de dezenas de enfermeiros, entre eles muitos especialistas pertencentes ao bloco de partos deste hospital, poderá colocar em causa o regular funcionamento dos serviços. Consequentemente poderá condicionar o acesso e a prestação de cuidados à população abrangida, já tendo sido anunciado inclusivamente o encerramento da consulta de Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG).

Face a estes factos, questionámos a Administração sobre quais as medidas que iriam adotar de forma a minimizar a saída de enfermeiros, designadamente de enfermeiros especialistas e também generalistas que, pela sua experiência profissional, são referências para os mais jovens.

A Administração informou que, no âmbito do procedimento concursal das Administrações Regionais de Saúde, irão sair 67 enfermeiros, sendo que 56 são especialistas:
– da área de obstetrícia irão sair 17, no âmbito deste concurso;
– do serviço de pneumologia pediátrica irão sair 10 enfermeiros.

Este panorama determinou que a Administração adotasse as seguintes medidas:

  • Reportar atempadamente esta situação à tutela;
  • Abertura de bolsa de recrutamento;
  • Proposta para autorização de admissão de enfermeiros com especialidade;
  • Reestruturação dos serviços com vista a otimizar os recursos, integrando departamentos noutros com taxas de ocupação de camas inferiores.

Reforçamos que a solução será sempre a contratação de mais enfermeiros de forma a suprimir as necessidades dos serviços, garantindo paralelamente o seu funcionamento e a qualidade e segurança dos cuidados prestados.

O consequente desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde e a degradação das condições de trabalho dos profissionais determina a sua insatisfação.

É urgente que as instituições facultem condições de trabalho dignas de forma a garantir a fixação dos enfermeiros nas mesmas.