13 Abril, 2017
Estes enfermeiros iniciaram uma greve a 16 de março às horas extraordinárias. Exigem a admissão de mais enfermeiros.


Perante o cenário de um período de greve prolongada decretada por este sindicato, a ARS mostrou-se preocupada com as visitas domiciliárias das Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) e com o Atendimento Complementar.

O SEP apresentou várias soluções para no imediato resolver o problema até que o próximo concurso das ARS seja concluído. Nomeadamente: atribuição do regime de horário acrescido (medida excecional e transitória), apostar nas mobilidades e no pagamento do trabalho extraordinário a 100% nos Cuidados de Saúde Primários.

A ARS ficou de analisar todas as hipóteses e foi marcada nova reunião para o dia 23 de março.

O SEP colocou também este problema na reunião com o Ministério da Saúde no dia 22 de março.

Informaram que iria haver um esforço no sentido de facilitar as mobilidades dos enfermeiros com destino ao ACES Lisboa Norte.

No dia 23 de março a ARS referiu que iria avançar com a proposta à tutela do regime de horário acrescido como medida excecional e transitória, e ainda, a agilização dos pedidos de mobilidade.

A Direcção Regional de Lisboa do SEP saúda a luta dos enfermeiros do ACES Lisboa Norte e marca reunião para o dia 21 de abril, no Centro de Saúde de Sete Rios, às 14h00.