10 Janeiro, 2018
SEP reúne com enfermeiros da urgência de Faro
O SEP Algarve reuniu esta manhã com os enfermeiros da urgência do Hospital de Faro para fazer a análise das causas que estão na base das dificuldades sentidas - e construir propostas de solução.

 

Em sequência deste plenário será elaborado um documento a apresentar ao Conselho de Administração (CA), com pedido de reunião.

Foi decidida a possibilidade de um debate, envolvendo todos os parceiros, incluindo as autarquias, com o objetivo de poderem vir a ser decididas as necessárias respostas integradas.

Como sempre, continuaremos a estar na linha da frente da denúncia pública desta e de todas as situações que interfiram com a dignidade dos profissionais de enfermagem, com a defesa dos doentes e do Serviço Nacional de Saúde.

Essa é a razão pela qual, ao longo dos anos, temos sido sempre o parceiro disponível na discussão das políticas de saúde.

Relembramos que em novembro, em reunião com a administração, reivindicámos a entrada imediata de enfermeiros e um aumento do mapa de pessoal para 1800 enfermeiros, cuja proposta o CA considerou adequada.

No seguimento da reunião, no final de 2017, foi solicitada a contratação de 96 enfermeiros que se encontra em processo de autorização. Hoje iniciaram funções 2 enfermeiros.

Estão também a ser solicitados contratos de substituição para licenças/ausências de longa duração, tal como também reivindicávamos, tendo em conta que durante um período de tempo, este procedimento não estava a ser realizado.

Apesar do acima referido, consideramos inaceitável que não tenham sido autorizados enfermeiros para fazer face ao aumento da afluência de doentes ao hospital, ao abrigo da contingência da gripe, obrigando à mobilidade interna destes profissionais, colocando em causa o regular funcionamento dos restantes serviços.

Exigimos que o Ministério das Finanças autorize rapidamente o número de contratos já propostos e esperamos que o CA venha a propor um plano de admissão ao Ministério da Saúde de mais 308 enfermeiros.

 

Reportagem da TVI | 10.01.2018

 

Nota envida à comunicação social a 10 de janeiro de 2018.