12 Julho, 2017
O SEP reuniu a 28 de junho com a direcção executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte face à emissão de uma nota de serviço para o atendimento completar.

 

A referida nota determina que os enfermeiros escalados ao sábado, para realizar atendimento complementar, poderão optar pelo pagamento em horas extraordinárias ou pelo gozo da folga na semana seguinte. Também refere que ao domingo é determinado o que já vem previsto na lei.

Neste contexto, e estando a decorrer um processo de greve cuja reivindicação é a admissão de enfermeiros neste ACES, questionamos a viabilidade desta situação, dado que a mesma não resolve o problema de base que é a carência de enfermeiros.

Em resposta, a direcção executiva reafirmou o conteúdo da nota de serviço e acrescenta que em resultado da greve mantêm disciplinado o agendamento de utentes para o atendimento complementar.

Refere ainda que houve agilização dos pedidos de mobilidade (os que recebem são despachados favoravelmente) sendo que três destes pedidos já foram efetivados. Sublinham ainda que estes elementos reforçam equipas mais desfalcadas, nomeadamente a equipa de Alvalade.

A direção acrescentou também que aguardam a admissão de enfermeiros via procedimento concursal das 774 vagas para as Administrações Regionais de Saúde.