13 Abril, 2018
Em desenvolvimento uma carreira para as Residências Montepio
Reunimos a 12 de abril com a Direção das Residências do Montepio, em resposta ao apelo de muitos enfermeiros destas unidades para propor a elaboração de um Contrato ou de ​um Acordo Coletivo de Trabalho.​

 

As ​​Residências do Montepio são uma empresa do universo do Montepio Geral (entidade bancária) que há cerca de um ano ​​está a sofrer um processo de reestruturação, depois ter​ ​deixado a parceria que detinha com um operador estrangeiro.

Com um conjunto de unidades nas áreas de Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, as Residências têm uma atividade estritamente privada de apoio à recuperação e reabilitação física. Em paralelo, prosseguem uma atividade no âmbito da Rede Nacional dos Cuidados Continuados.

​As Residências Montepio contratam ​enfermeiros ou fazem-no através de uma empresa de subcontratação.

​Os enfermeiros nessas unidades beneficiam do que ​estabeleceram no seu Contrato Individual de Trabalho ​e nas normas imperativas do Código de Trabalho.

​​Ainda não há uma decisão da Direção das Residências Montepio de avançarmos para a ​negociação de um Instrumento de Regulamentação Coletiva que possa abranger todas as suas unidades. Consideramos que a existência deste instrumento é determinante nesta fase de transição decorrente da saída do investidor estrangeiro.

Já solicitámos autorização para fazer, em cada uma das unidades das Residências Montepio, reuniões com os enfermeiros tendo em vista a construção de uma carreira.​