15 Setembro, 2017
Enfermeiros no setor social: SEP clarifica informação falsa prestada pela Bastonária

Face a um conjunto de afirmações sobre os salários dos enfermeiros nas Santas Casas das Misericórdias, nas quais a Bastonária responsabiliza publicamente este sindicato, foi enviado um conjunto de esclarecimentos ao cuidado da mesma, no qual clarificamos:

  1. “Em cerca de 230 Misericórdias do território continental, o vencimento inicial dos enfermeiros é igual ao de outros licenciados que trabalham nessas instituições – 946€/35 horas semanais (conforme BTE nº38 de 2016 e BTE nº33 de 2017).
  1. O vencimento de 900€ que é praticado no Hospital Conde Ferreira, pertencente à Stª Casa Misericórdia do Porto, foi contratualizado pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE) conforme o BTE nº1 de 2010 e não pelo o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
  1. Na sequência daquele acordo, e para além da Stª Casa da Misericórdia do Porto, existe um conjunto de Misericórdias que se mantêm vinculadas ao contrato do Sindicato dos Enfermeiros (SE), pelo que os enfermeiros que nelas trabalham estão enquadrados como técnicos de produção (bacharéis) ao invés dos licenciados e com progressões salariais de 5/5 anos ao contrário do consagrado no BTE nº 38 de 2016 e nº33 de 2017, esses sim negociados e acordados por esta estrutura sindical.
  1. Por último existem ainda algumas unidades, tal como a que visitou (Casa de Saúde S. José), que não estão abrangidas por qualquer convenção negociada por sindicatos de enfermeiros e que urge regular, mas isso é naturalmente uma matéria sindical.

Assim, e face ao esclarecimento que o SEP gentilmente lhe proporciona, na defesa da superior idoneidade da organização que representa, reponha a verdade.”