9 Abril, 2018
Inspeção da ACT altera organização dos horários de trabalho no Centro de Reabilitação de Alcoitão
A Autoridade para as Condições de Trabalho (​ACT​)​ de Lisboa Ocidental realizou um processo inspetivo no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Alcoitão, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ​(SCML), sobre a organização do tempo de trabalho dos enfermeiros.

 

Esta ação levou a uma alteração significativa da forma como os “horários” de trabalho (os turnos) são agora organizados. Passou a existir a obrigação de uma Folga na mudança do turno da Manhã para a Tarde e com a sua aplicação para todos os enfermeiros, independentemente do seu vínculo contratual​,​ com adesão ou não à convenção coletiva. Esta modificação provocou um grande descontentamento nos enfermeiros.

Perante esta situação, solicitámos e reunimos com a direção do Núcleo da ​Autoridade para as Condições de Trabalho​ de Lisboa Ocidental a ​5 de abril.

Sendo os enfermeiros detentores de um Acordo de Empresa outorgado pelo SEP com a SCML desde 2016, e caso não tenham feito recusa na sua aceitação,​ ​aplica-se-lhes o normativo da convenção​,​ por ser mais favorável, em detrimento do que vem expresso na legislação geral do ​t​rabalho.

Por outro lado​,​ existem ainda enfermeiros detentores de Contrato de Trabalho em Funções Públicas (CTFP) ​e ​a quem se continua a aplicar o normativo do setor público.

Não se tendo esgotado o esclarecimento por parte da direção deste núcleo da ACT sobre as alterações introduzidas, ficou agendada nova reunião para resposta às dúvidas por nós suscitadas e atendendo ao Acordo de Empresa em vigor​.