26 Junho, 2017
Retomar as negociações com a direção do Sindicato dos Bancários Sul e Ilhas
Os sindicatos representativos dos trabalhadores e o Governo com a mesma vontade: retomar os processos negociais com a direção Sindicato dos Bancários Sul e Ilhas (SBSI).

 

Concretizou-se a 7 de junho, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), a Audiência solicitada pelos Sindicatos (SEP, CESP, SMZS, SFP, SIFAP e STSS), em 23 de fevereiro e reafirmada a 23 de março, dia da greve.

Nesta reunião estiveram presentes o Secretário de Estado do Emprego (SEE), um assessor e os representantes dos 6 Sindicatos aonde reafirmaram que os processos negociais foram unilateralmente interrompidos pela direção sindical do SBSI, desde 17 de outubro de 2013 e que após 3 anos de completo mutismo foram confrontados pelos incompreensíveis requerimentos de caducidade, apresentados em 14 de novembro de 2016.

O SEE informou que uma negociação envolve princípios de boa-fé e vontade das partes para negociar. Devem envolver a máxima seriedade e respeito e, “nunca utilizar a caducidade como arma de arremesso”, para aniquilar as negociações.

Esclareceu que os processos estão a ser analisados pelos técnicos da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho e que não existe uma previsão para a sua conclusão devido ao elevado número de litígios pendentes.

Os Sindicatos consideram que a caducidade está a ser utilizada pela direção sindical do SBSI, como “arma de arremesso”.

E já que o MTSSS  defende a negociação e a contratação coletiva não pode permitir que a caducidade se torne uma inevitabilidade e “mate” os processos negociais.

O SEE disponibilizou-se para efetuar um contacto mais informal com a outra parte (Direção do SBSI) sobre o impasse que existe e confirmar se há vontade de voltar às negociações.

 

Os Sindicatos envolvidos: Sindicato Enfermeiros Portugueses (SEP);  Sindicato Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP); Sindicato Médicos da Zona Sul (SMZS); Sindicato Nacional Técnicos Superiores de Saúde (STSS); Sindicato Nacional Profissionais Farmácia e Paramédicos (SIFAP); Sindicato Fisioterapeutas  Portugueses.