4 Janeiro, 2017
Trabalhadores do SBSI em greve e concentração a 11 de janeiro
Os sindicatos representativos dos trabalhadores do Sindicato dos Bancários Sul e Ilhas (SBSI) decretaram greve para 11 de janeiro em luta pela continuação da vigência dos instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho onde estão consagrados os seus direitos.

 

Todos os trabalhadores aderentes à greve estarão salvaguardados pelos pré-avisos emitidos, independentemente do seu vínculo contratual, de serem sindicalizados nestes sindicatos, de serem sindicalizados noutros sindicatos ou de não serem sindicalizados. Todos podem e devem aderir.

Esta greve foi decretada porque a Direção do SBSI voltou a não dar qualquer resposta ao ofício enviado a 16 de dezembro de 2016 pelos sindicatos (CESP, SEP, SMZS, SFP, STSS e SIFAP), demonstrando desta forma que continua apostada na destruição das Carreiras Profissionais dos trabalhadores ao seu serviço.

Os Sindicatos Médicos ainda tentaram o processo de conciliação e mediação junto do Ministério do Trabalho que decorreu até outubro de 2016, mas sem qualquer sucesso, porque a Direção do SBSI nunca se mostrou disponível para negociar.

Os trabalhadores afirmaram claramente nos Plenários a sua revolta e determinação contra a atitude prepotente e injusta da Direção do SBSI e demonstraram a sua disponibilidade para continuarem a lutar pelos direitos consagrados nas suas convenções coletivas.

A Direção do SBSI pode evitar que os trabalhadores tenham que fazer greve, para isso basta que retome os processos negociais que interrompeu há mais de 3 anos e garanta a manutenção de todas as convenções em vigor. A luta continuará caso a Direção do SBSI se mantenha intransigente, não responda às reivindicações que constam dos objetivos da greve e não negoceie com os sindicatos.

Se continuarmos sem as respostas necessárias por parte da Direção do SBSI, após a greve de 11 de janeiro, os sindicatos voltarão a convocar novos Plenários, para se decidirem novas formas de luta.

Adere à greve e participa nas concentrações.

Às 8h no hospital ( junto à entrada principal) e no Centro Clínico (em frente à entrada).

Às 11h no Centro Clínico –  Conferência de imprensa dos sindicatos.

 

Os Sindicatos:

– Sindicato Enfermeiros Portugueses (SEP);
– Sindicato Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP);
– Sindicato Médicos da Zona Sul (SMZS);
– Sindicato Nacional Técnicos Superiores de Saúde (STSS);
– Sindicato Nacional Profissionais Farmácia e Paramédicos (SIFAP);
– Sindicato Fisioterapeutas  Portugueses (SFP).