5 Agosto, 2016
Depois das greves de 28 e 29 de julho, os enfermeiros voltam a mobilizar-se e inserido no Plano Nacional de Luta marcam Greve no IPO de Coimbra a 9 de agosto das 8 às 12 horas e 10 de agosto no turno da manhã.

As exigências:

  • Aplicação das 35 horas aos enfermeiros a CIT – inadmissível que 9000 enfermeiros continuem a fazer mais 5 horas por semana num total desrespeito pelos profissionais e profunda discriminação;
  • Admissão de mais enfermeiros em todas as instituições – a maioria dos serviços continua com deficit destes profissionais mantendo-se os níveis de exaustão tantas vezes denunciado.
  • Aplicação da legislação em vigor sobre organização do tempo de trabalho dos enfermeiros – a desregulação é total. Dezenas de horas a mais, ou seja, turnos extraordinários ilegalmente programados, turnos de 12 horas, semanas sem as 2 folgas obrigatórias, diminuição do numero de enfermeiros/turno, escalas sem qualquer regra de rotatividade de turno, etc;
  • Pagamento de todo o trabalho extraordinário efectuado – as dezenas, centenas e até milhares de horas a mais efectuadas pelos enfermeiros têm que ser pagas. É inadmissível que os profissionais sejam obrigados a trabalhar e todas essas horas (dias de trabalho) sejam acumuladas em supostas “bolsas de horas” que nunca são pagas, nem em tempo nem em dinheiro.

O SEP atribui a responsabilidade destas greves ao Governo (Ministério da Saúde e das Finanças) que após terem assumido por escrito que as 35 horas se aplicariam a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo, não honraram o compromisso.

Participa e Divulga!