19 Abril, 2013
Por todo o País os enfermeiros em Contrato Individual de Trabalho lutam contra a discriminação salarial e reivindicam o reposicionamento na primeira posição remuneratória da Carreira de Enfermagem.

 

 

A 28 de março, em Lamego, o SEP questionou o Ministro da Saúde que respondeu que o reposicionamento “… é um problema que temos que resolver… (…) … O Ministério da Saúde não se opõe à resolução institucional porque os hospitais EPE têm autonomia financeira e de gestão”.

A 3 de abril, na Comissão Parlamentar de Saúde, o Ministro: “É um problema, mas não foi criado agora e não é o Governo que deve imiscuir-se nas relações entre as partes.  A tendência é nivelarmos os salários por esse valor (início da tabela salarial dos enfermeiros). Agora não venham pedir ao Governo para legislar directamente aquilo em que as partes têm autonomia”.

O SEP entende que é ainda mais vergonhoso que no mesmo Centro Hospitalar exista discriminação salarial entre enfermeiros, só por causa do tipo de contrato.

A 22 de Abril, os Enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho irão, pelas 9 horas realizar uma concentração junto ao hospital de Aveiro e até dia 24, entre as 9h e as 12h e entre as 15 e às 17h, realizar uma banca de esclarecimento aos utentes.