26 Maio, 2017
Estamos presentes na 26ª edição do Congresso Internacional dos Enfermeiros

Realiza-se, de 27 de maio a 1 de junho de 2017, em Barcelona, o 26º Congresso Internacional dos Enfermeiros, promovido pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN).

O Congresso é antecedido, nos dias 25 e 26 de maio, pela Reunião do Conselho de Representantes das Associações Nacionais de Enfermagem (CNR), uma autêntica Assembleia-geral onde as várias delegações internacionais e convidados discutem e ponderam assuntos de relevância estratégica e de orientação para o Conselho e os seus membros.

Fundado em 1899, o Conselho Internacional de Enfermeiros é uma federação que congrega mais de 130 associações profissionais de enfermagem, em representação de cerca de 16 milhões de enfermeiros de todo o mundo. Em conjunto, atuam para desenvolver competências, evidências e práticas de enfermagem e instrumentos e metodologias capazes de, coletivamente, assegurar cuidados de enfermagem de qualidade, para todos, e melhorar, globalmente, as condições sócio-económicas dos enfermeiros, de modo a valorizar a profissão e os profissionais.

De acordo com esses objetivos, o Conselho reúne-se quadrienalmente em Congresso, por forma a estabelecer contactos e relações entre os membros, discutir questões atuais pertinentes e disseminar evidências e boas práticas, capazes de promover e empoderar o papel do Enfermeiro, a nível global.

 

Edição de 2017

Em 2017, o enfoque é, precisamente, explorar, ao longo desta semana, esse papel e as vozes ativas dos Enfermeiros enquanto líderes de transformação dos cuidados e políticas de saúde, em áreas de reconhecido – e urgente – impacto atual, como:

– empoderamento das mulheres e prevenção da violência de género;
– enfermagem em zonas de conflito; saúde de refugiados e migrantes;
– sistemas de saúde e cobertura universal;
– saúde pública e alterações climáticas;
– cuidados de saúde primários e dotações seguras.

 

Mais informações sobre os temas, programas e participantes, aqui.

Para informações ao momento: Twitter e Facebook.