16 Outubro, 2014
O Hospital Garcia de Orta quer impor aos enfermeiros uma retribuição abaixo da tabela salarial em vigor. Todas as restantes instituições do Serviço Nacional de Saúde, estão a propor o valor correcto.

 

Usando o falso argumento de falta de autonomia, para decidir o valor contratual dos enfermeiros, a administração fomenta desta forma a discriminação dos enfermeiros recém-contratados. São 23 nesta situação, que já desempenhavam funções permanentes, alguns há quase 2 anos em regime de subcontratação pela empresa Randstad. Curiosamente, a retribuição paga à empresa por  enfermeiro era a correcta, pelo que é incompreensível que agora, a administração tenha decidido baixar o vencimento quando é possível contratá-los diretamente. Esta situação é agravada pelo facto do Contrato proposto ser a Termo Certo por 1 ano e outros de substituição, quando noutras instituições estão a propor Contratos por Tempo Indeterminado.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses considera imoral a pressão exercida sobre estes enfermeiros, no sentido de os coagir a assinarem os contratos e exige a imediata alteração das condições propostas, no sentido de ser reposta a equidade.