6 Junho, 2018
Pelos direitos e pela valorização dos trabalhadores, também dos enfermeiros.

O mundo do trabalho continua marcado por graves problemas e profundas injustiças, prosseguindo-se uma política de baixos salários, de enorme precariedade laboral, de horários desregulados, desrespeito pelo direito de contratação coletiva, em que a caducidade assume papel decisivo, repressão, violação dos direitos e discriminações de todo o tipo.

São os trabalhadores que produzem a riqueza. Têm que ter direito a uma vida digna e por isso:

  • É tempo de termos mais e melhores serviços públicos. E nós enfermeiros, exigimos que o Serviço Nacional de Saúde seja, efetivamente, o pilar do acesso aos cuidados de saúde de todos os portugueses.
  • É tempo de distribuir com justiça a riqueza que produzimos.
  • É tempo de termos salários dignos. Também, nós, enfermeiros em conjunto com os restantes trabalhadores da Administração Pública, exigimos ter aumentos salariais anuais tal como está previsto na Constituição da República Portuguesa e ainda, que o resultado da negociação em curso da carreira de enfermagem valorize a profissão de enfermagem.
  • É tempo de termos horários compatíveis com a vida pessoal e rejeitar adaptabilidades, bancos de horas, horários concentrados e, nós enfermeiros, exigimos que sejam admitidos o número de enfermeiros necessários para que possamos, efetivamente, usufruir das 35 horas que conquistámos.
  • É tempo de pôr fim à precariedade laboral.

Todos à manifestação nacional a 9 de junho.