3 Março, 2017
Semana de luta pela defesa dos Direitos e Igualdade
A igualdade de Direitos entre Mulheres e Homens é uma luta contínua. A semana de 6 a 10 de março é dedicada à denúncia dos problemas que as Mulheres enfrentam. Comemorar o 8 de março é reafirmar o valor das mulheres no mundo do trabalho.

 

Muito está por cumprir no campo da igualdade. Continua a existir discriminação, tantas vezes velada, no papel da mulher na sociedade e no contexto laboral.

A profissão de Enfermagem, em que 82% é exercida por mulheres, é foco de discriminações várias.

Hoje estão novamente em causa direitos como a igualdade no horário de trabalho ou o direito ao descanso e à vida social e familiar. Trabalhar por turnos não significa não ter descansos, nem fins-de-semana, nem hora de saída.

Para SEP é inadmissível que as instituições de saúde atuem como se as/os enfermeiras/os não tivessem direito ao desenvolvimento profissional, ao horário de amamentação ou a acompanhar os seus filhos, pelo simples facto de trabalharem continuamente/por turnos.

Segundo um largo número de enfermeiros, a realidade de hoje nos serviços é de conflito e potenciadora de gerar assédio moral.

É dever das instituições de saúde encontrar as necessárias soluções que promovam ambientes seguros e assegurar que todos os direitos são respeitados, nomeadamente na organização do tempo de trabalho, com igualdade e justiça.

É também um dever de cada entidade adequar as dotações de recursos humanos de enfermagem às reais necessidades das populações/dos serviços, permitindo que todos os direitos sejam respeitados.

Os enfermeiros exigem a valorização do trabalho e a efetivação dos direitos de igualdade. O SEP apela à participação na Semana da Igualdade que irá decorrer entre 6 a 10 de março.