23 Maio, 2011
O acordo assinado entre o INEM e a ARS do Alentejo, prevê a integração dos profissionais da ambulância SIV nos Serviços de Urgência Básica, fez diminuir o número de enfermeiros na SUB colocando em causa os cuidados prestados.

Desde 9 de Maio que a Urgência Básica de Odemira, tem menos um enfermeiro escalado por turno, o que põe em causa a prestação e a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados à população de Odemira.

O SEP defende a integração dos enfermeiros das SIV nos Serviços de Urgência Básica e/ou nos serviços de urgência dos hospitais como forma de permitir a manutenção, por parte dos profissionais, das competências nesta área.

Contudo, esta integração não pode servir para que a ARS do Alentejo se aproveite para diminuir despesas.

É absolutamente fundamental que esta integração se efetue sob a forma de supra numerário!

O SEP reuniu com o Presidente da Câmara de Odemira, Presidente da Assembleia Municipal e Representantes dos Partidos Políticos na Assembleia Municipal e o que se constata é que estas medidas são tomadas à margem dos responsáveis autárquicos já que nenhum tinha conhecimento da situação razão pela qual assumiram o compromisso de exigir a manutenção de 2+1 enfermeiros.