13 Outubro, 2016
O SEP Alentejo regista como positivo a abertura de concurso para a admissão de 30 enfermeiros para a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, embora se mantenha ilegalmente as 40 horas semanais

 

A abertura do referido concurso vem de encontro à exigência da necessidade de contratação de enfermeiros  ainda que, refere o SEP, abaixo das reais necessidades da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano. Segundo o sindicato as repercussões para os utentes vão continuar a fazer-se sentir. Estamos a falar da admissão de 30 enfermeiros para todo o distrito, em que só para o hospital de Portalegre, seriam necessários 34 enfermeiros.

Acresce ainda, o Conselho de Administração ter decidido manter a discriminação ao contratar estes novos enfermeiros a 40 horas semanais quando já houve alteração à lei. De acordo com o SEP, todos os enfermeiros devem ter o mesmo número de horas de trabalho, ou seja, 35 horas de trabalho semanais.

O SEP encara as 40 horas de trabalho semanais como contraproducentes já que se traduzem em 3 dias a menos de descanso por mês, nos horários rotativos, interferindo na qualidade dos cuidados prestados.

Lamentamos esta falta de sensibilidade e atitude discriminatória que contribui para o agravamento das diferenças entre colegas,  potenciam a falta de descanso e consequentemente cuidados mais pobres e menos eficientes.