10 Abril, 2014
A pedido do Bloco de Esquerda e no âmbito das suas jornadas parlamentares no Algarve, o SEP reuniu a 8 de Abril com os deputados João Semedo e Cecília Honório.

 

Este encontro permitiu ao SEP apresentar as suas preocupações relativamente à carência de profissionais, em particular de enfermeiros, nos cuidados de saúde primários, nos cuidados paliativos, hospitais e na área dos comportamentos aditivos e das dependências.

Desta reunião resultou um projecto de resolução que “propõe que a Assembleia da República recomende ao governo a abertura de concursos para responder às necessidades de enfermeiros identificados pelas administrações regionais de saúde nas unidades hospitalares e nos cuidados de proximidade”.

No projecto de resolução pode ainda ler-se que faltam milhares de enfermeiros no SNS e que na região do Algarve faltam 350. “Face a esta evidência é incompreensível que não se abra concursos”.

No estudo da OCDE, “Health at a glance – Europe 2010”, contacta-se que o numero médio de enfermeiros por mil habitantes nos países da união europeia é de 9,8 ao passo que em Portugal é de 5,7. Atrás de nós apenas a Roménia, a Polónia, o Chipre, a Grécia, a Bulgária e a Turquia.

O SEP tem vindo, frequentemente, a manifestar junto dos partidos políticos que a contratação de enfermeiros para o Algarve é uma prioridade. Recentemente esteve com o PCP nas suas jornadas parlamentares e com o secretário-geral do PS.

Nota enviada à comunicação social a 10 de Abril de 2014.