6 Janeiro, 2020
O prazo esgotou-se no final do ano. ARS Algarve e CHUA assinaram com o SEP importantes compromissos escritos pré-eleitorais a 20 de setembro e a 4 de fevereiro respetivamente, mas não cumpriram na sua totalidade. Em conferência de imprensa iremos, dia 9 de janeiro pelas 11h30, iremos dar indicação de formas de luta a seguir.

 

Relembramos que os enfermeiros suspenderam 2 dias de greve a 26 e 27 setembro 2019, por confiarem que os dirigentes máximos das instituições cumpririam com a sua palavra.

Reunimos pós-eleições novamente com a ARS dia 3 de dezembro, que disse estar a fazer um compasso de espera; com o CHUA dia 6 de dezembro, que revelou manter os compromissos e com as deputadas do PS Célia Paz e Ana Passos (eleitas pelo Algarve) no dia 9 de dezembro, que se manifestaram solidárias com as reivindicações dos enfermeiros e iriam estabelecer contactos no sentido da concretização. A verdade é que após todas estas reuniões e novo contacto por escrito por parte do SEP, não obtivemos respostas nem se concretizaram os compromissos.

Para piorar o quadro, no mês de dezembro, as instituições não procederam ao pagamento dos últimos 25% do faseamento do descongelamento da progressão a muitos enfermeiros.

Em causa está a progressão de centenas de enfermeiros, cujo descongelamento já deveria ter ocorrido com efeitos a janeiro de 2018 e 2019.

O SEP irá reunir esta quinta-feira dia 9 de janeiro para transmitir publicamente a avaliação que faz de todo este processo e a resposta que os enfermeiros irão dar.

 

Convidamos desde já os/as Senhores/as jornalistas para uma conferência de imprensa na delegação de Faro do SEP pelas 11h30 no dia 9 de janeiro

 

 

Nota enviada aos media a 6 de janeiro de 2020