10 Julho, 2019
Reunião com a administração do CHUA a 9 julho
Reunimos com a Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve a 9 de julho. Abordámos questões como as progressões, os especialistas e chefias e ainda a admissão de enfermeiros.

 

Progressões

Insistimos para que se concretizem rapidamente os compromissos negociados com o SEP em fevereiro deste ano. De acordo com o Conselho de Administração (CA), ainda em julho os enfermeiros começarão a receber a notificação dos pontos. Os CTFP a correção relativamente à notificação inicial e, pela primeira vez, os CIT.

Aos ex-CIT que já não estão a desempenhar funções no CHUA, deverão solicitar a notificação de pontos. Ser-lhes-á entregue e enviada cópia para a atual instituição pública onde exercem.

 

Enfermeiros Especialistas

Sob proposta do SEP transitarão para a categoria de Enf.º Especialista da nova Carreira não só os 135 enfermeiros que já auferem o suplemento de especialista, mas também mais 118 enfermeiros com o título de especialista (número de especialistas em falta, identificado pelo CHUA, após a saída do primeiro despacho que continha apenas 135 postos de trabalho). Estes enfermeiros terão que auferir o suplemento antes da transição para a nova categoria.

Isto só foi possível porque o ano passado reivindicámos a previsão no mapa de pessoal de postos de trabalho para enfermeiro especialista (260 em 2019) e porque exigimos a correção do número de enfermeiros que deveriam auferir o suplemento de especialista, após a saída do primeiro despacho.

Decorrente da nossa intervenção evitou-se mais um constrangimento. Contudo, a imposição de 25% dos postos de trabalho do mapa de pessoal para Enfermeiro Especialista (nova Carreira) irá revelar-se um problema em função do número de enfermeiros que venham a fazer uma Especialidade no futuro.

 

Enfermeiros em Chefia

De acordo com a nova Carreira, os enfermeiros especialistas nomeados em chefia, finda a sua comissão de serviço transitarão para a categoria de enfermeiro.

Para evitar mais uma injustiça decorrente desta carreira foi assumido o compromisso de abrir concurso para a nova categoria de enfermeiro gestor, ainda na vigência da comissão de serviço.

Desta forma, no mínimo, garante-se a possibilidade destes colegas poderem concorrer e tentar evitar a inadmissível consequência prevista na Carreira de Enfermagem.

 

Admissão de enfermeiros

Está prevista a abertura de procedimento concursal, até ao final de julho para recrutamento de 30 enfermeiros. Têm sido autorizados pela tutela apenas contratos para substituir saídas ou algumas ausências prolongadas. Este número é manifestamente insuficiente para a dimensão do CHUA. Exigimos a admissão de mais enfermeiros para um verdadeiro reforço.