19 Março, 2021
Estivemos hoje em protesto com duas dezenas de colegas precários à porta do Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira. Entregámos hoje um abaixo assinado à administração a exigir a conversão destes contratos.

Em causa estão 155 enfermeiros do Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga que foram ultrapassados pelos colegas que vincularam em situação Covid. É uma injustiça no SNS, principalmente numa altura em que o país continua a necessitar de nós.

“Trabalho há 3 anos e 3 meses e estou num contrato de substituição e continuo à espera da minha oportunidade de efetivar. Só que com esta situação de estarem a efetivar os contratos Covid, não sabemos quando isso irá acontecer”, refere a Enfermeira Ana Vieira.

A verdade é que num cenário de 1800 enfermeiros no país, 155 neste Centro Hospitalar é mais um exemplo da situação. Exigimos à administração e Tutela – Ministério e Governo – a conversão destes contratos, sejam eles a termo incerto ou termo certo de 4 meses, a contrato sem termo.

Entregámos hoje um abaixo assinado à administração a exigir a conversão destes contratos a todos os colegas.

Relembramos que temos uma carência estrutural de profissionais no país, muito antes da pandemia. Faltam cerca de 30000 enfermeiros.

Enfermeira Ana Vieira sublinha que “desde 2018 quando entrei sempre houve carência de enfermeiros no SNS e quem estava, suportava com horas extraordinárias. Depois veio a pandemia agravando a situação”.