29 Junho, 2020
XI Congresso da União dos Sindicatos de Aveiro: Valorizar os trabalhadores
Decorreu no passado dia 26 de junho no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro o XI Congresso da União dos Sindicatos de Aveiro, com a participação de quatro delegados da Direção Regional de Aveiro do SEP.

 

Este Congresso teve como lema “Valorizar os trabalhadores e o distrito! Reforçar a organização! Lutar e avançar nos direitos!”

A dirigente Enfermeira Graça Tavares, a exercer funções no Hospital de Aveiro tomou posse como membro da direção da União dos Sindicatos de Aveiro, e na sua intervenção destacou que “a matriz da luta dos enfermeiros se mantém a mesma, adaptada a cada situação concreta: o combate inabalável, coerente e determinado por melhores condições de vida e de trabalho.”.

Apesar dos constrangimentos e injustiças no desenvolvimento profissional e salarial, decorrentes da nova carreira imposta unilateralmente o ano passado pelo governo/ Ministério da Saúde, o SEP não desistiu e continuará na luta pela dignificação de todos os enfermeiros de que é exemplo a mais recente discussão na Assembleia da República em torno das petições que o SEP desenvolveu o ano passado centradas na carreira e descongelamento das progressões.

Palavras de reconhecimento, agradecemos. Mas não chegam! Não chegam porque os enfermeiros continuam com problemas (e muitos) por resolver.

Em tempos de pandemia, os enfermeiros continuam a prestar cuidados de saúde aos doentes que recorreram e continuam a recorrer ao SNS e o SEP também não parou na luta pelas justas reivindicações e resolução dos problemas da profissão.

Resolver os problemas dos enfermeiros também é investir no Serviço Nacional de Saúde que foi e é determinante no combate à pandemia.

Como a experiência demonstra, os enfermeiros só podem defender os seus direitos através da luta de massas, organizada, assente num movimento sindical de classe autónomo, profundamente vinculado aos locais de trabalho e ativo defensor dos seus interesses.”