18 Fevereiro, 2020
Constatámos que a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro não tem vindo a processar corretamente o subsídio de alimentação, relativamente ao trabalho efetuado aos sábados no ACES Dão Lafões.

 

A ARS Centro assumiu o erro, havendo ACES que já corrigiram a situação.

Uma parte substancial dos enfermeiros do ACES Dão Lafões, com a nossa colaboração, contestou esta irregularidade. Relembramos que: Podes pedir os retroativos deste subsídio dos 5 anos anteriores. O SEP elabora requerimento individual.

Em resposta e inadmissivelmente, o Diretor Executivo “sacudiu a água do capote” e devolveu o ónus de fundamentação e comprovação a cada um dos enfermeiros credores, na tentativa de os obrigar a efetuar um conjunto de ditames administrativos que cabem, por inerência, aos serviços administrativos da instituição e, portanto, não são da sua responsabilidade.

Para além disso e numa manobra que se interpreta como dilatória por força do teor da resposta, veio dizer ainda que “deverá o pedido ser reanalisado em conformidade”.

Após receção destas respostas pouco conclusivas, em nome dos nossos sócios, abordámos novamente o assunto na ARS Centro com posterior envio de contestação ao Diretor Executivo do ACES Dão Lafões.

O Subsídio de Alimentação é um Direito do Trabalhador!