20 Agosto, 2018
Conferência de Imprensa dia 21 de agosto no Hospital Tondela Viseu
Os enfermeiros do centro hospitalar Tondela Viseu vão estar em greve amanhã, dia 21 de agosto, pela justa progressão na carreira. Este Centro Hospitalar continua sem avançar com a atribuição de qualquer ponto para efeitos do descongelamento das progressões. Os enfermeiros lutam ainda pela admissão de mais profissionais para cumprimento das dotações seguras.

 

Esta greve do Centro Hospitalar (CH) Tondela Viseu, a 21 de agosto, tem a ver essencialmente com a justa progressão.

O congelamento das progressões aconteceu em agosto de 2005.

Mais tarde, em 2008, impuseram aos enfermeiros que os anos de serviço se transformassem em pontos e consideraram que estaríamos a “somar” pontos desde 2004.

Finalmente, o Orçamento do Estado consagra o descongelamento das progressões e, para cada enfermeiro, é um dado adquirido que a regra imposta pelo Governo em 2008 (anos = pontos) seja de fácil aplicação.

No entanto, o CH Tondela Viseu, continua sem avançar com a atribuição de qualquer ponto para efeitos do descongelamento das progressões.

A administração do CH Tondela Viseu tem o poder e a autonomia para decidir e avançar com a progressão a TODOS os enfermeiros, independentemente do vínculo contratual.

Para além disso, também o pagamento do suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas não foi concretizado de forma justa e correta. Há enfermeiros especialistas a quem não foi pago o suplemento remuneratório, mesmo desempenhando as funções inerentes e para as quais fizeram formação.

Também neste caso, a administração do CH Tondela Viseu tem o poder e a autonomia para decidir e avançar com o respetivo pagamento.

Os enfermeiros do CH Tondela Viseu lutam ainda pela admissão de mais profissionais de enfermagem para que se cumpram as dotações seguras.

Convidamos os Srs. Jornalistas para uma Conferência de Imprensa a realizar no dia 21 de agosto, pelas 11h30, junto à rotunda em frente à entrada do Hospital de Viseu, para vos dar conta da adesão à Greve e para testemunharem a colocação de uma faixa alusiva às reivindicações dos enfermeiros.

Nota enviada à comunicação social a 20 de agosto de 2018.