12 Julho, 2017
Reunimos a 10 de julho com o Enfermeiro Diretor do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, que assumiu compromissos como o pagamento de horas extraordinárias e contratação.

 

Foi referido pela administração que o Mapa de Pessoal para 2018 ainda não está definido. Lembrámos, no entanto, que têm vindo a ser criadas novas unidades (unidades de cuidados intermédios e equipa de cuidados paliativos intra-hospitalar) e que, na maioria dos serviços, as dotações estão longe das dotações seguras – razão pela qual o mapa de pessoal a ser negociado para 2018 deve prever.

 

Pagamento de trabalho extraordinário

A administração conhece a existência da nova Circular que regula o pagamento do trabalho extraordinário em dívida  e assume que esta será cumprida. Prevêem a divulgação desta junto das chefias intermédias e a possibilidade de uma reunião para que alguns procedimentos sejam clarificados.

Assumiu que o pagamento das horas em crédito, acumuladas até 4 de julho, será feito até 31 de dezembro de 2017.

Este sindicato sublinhou que irá monitorizar o cumprimento desta circular e, caso subsistam problemas, intervirá de acordo com a vontade dos enfermeiros.

 

Contratação de enfermeiros

Fomos informados que a administração não homologou o projeto de classificação final da última bolsa de recrutamento por considerar que os critérios adotados poderiam colocar em causa a proporcionalidade e a igualdade de acesso. Neste sentido, irão reiniciar o processo, procurando em simultâneo que a anterior bolsa de recrutamento se prolongue durante mais alguns meses para que o centro hospitalar não fique impossibilitado de realizar novas contratações.

Manifestámos a preocupação do sindicato com a possibilidade de a administração ficar sem poder realizar novas contratações e assim adensar o problema da falta de enfermeiros.

 

Direção de enfermagem e especialistas

A última reunião da Direção de Enfermagem foi a 7 julho deste ano. É assumido que o regulamento aprovado a 25 junho de 2015 irá ser cumprido. Fomos informados de que não está previsto nenhum processo concursal para cargos de chefia; no entanto, tal deveria ser ponderado.

Nos dados fornecidos à ACSS, referiram a existência de cerca de 250 enfermeiros especialistas. No entanto, não foi definido qualquer tipo de critério no sentido de decidir quais os enfermeiros que estão a exercer as funções.

O sindicato tomou nota e, de acordo com o resultado das negociações em curso com o Ministério da Saúde, agirá em conformidade.

 

Roupa

É do conhecimento do Enfermeiro Diretor as dificuldades sentidas nos serviços, principalmente ao fim-de-semana e no início da semana. Foi garantido ao SEP que não se trata de um problema de falta de roupa, mas sim de logística; neste sentido, têm já agendada uma reunião com os responsáveis do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) para adotarem medidas que minimizem os problema.