5 Junho, 2020
Castelo Branco: ULS sem Conselho de Administração
A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco está sem Conselho de Administração desde março. A capacidade de decisão está amputada e Ministério da Saúde nada faz.

 

O Ministério da Saúde tarda em proceder à nomeação do novo conselho de administração, sendo que desde março por limite de idade o então presidente deixou de exercer aquelas funções.

O Ministério da Saúde, naturalmente, tem informação desta situação e não só não tomou as decisões que lhe competem como a arrasta, forçando os restantes membros da administração a manterem-se no leme da instituição no exercício de serviço público com a motivação pelo dever, e só!

Não é saudável manter pessoas no exercício, sentindo-se obrigados a estar, isto é, com um pé dentro (pela obrigação) e um pé fora (pela vontade em sair), sem estarem de corpo inteiro, independentemente do profissionalismo, competência sentido de responsabilidade.

Um conselho de administração é um órgão colegial, nomeado pelo Governo e presidido por uma pessoa no qual foi depositado responsabilidades acrescidas não devendo, por isso, funcionar de forma amputada até porque as suas funções e as suas decisões não podem ser tomadas por outros.

Nota enviada aos media a 3 de junho 2020