16 Agosto, 2011
Exposição dirigida à Bastonária sobre a falta de cumprimento das dotações.

“Exmª Senhora Bastonária,

A Direção Regional de Castelo Branco, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, vem junto de V.a. Ex.a. manifestar a sua profunda preocupação por, na ULS Castelo Branco, ainda persistir em alguns serviços apenas um (1) enfermeiro/turno:

  • Na Psiquiatria sempre no turno da tarde e noite;
  • Na urologia em alguns turnos da noite.
  • Outra situação prende-se com o serviço de urgência geral, onde apenas estão escalados, três (3) enfermeiros no turno da noite, o que na nossa opinião e da equipa, com a qual realizámos uma reunião no passado dia 3 de Agosto de 2011, é manifestamente insuficiente, face ao número de postos de trabalho (áreas) que, naturalmente, não deixam de funcionar no período noturno.

Especificando: 1- Triagem de MANCHESTER – um enfermeiro/ 2 Médica (2 balcões de atendimento e sala de tratamento, Dois (2) enfºs nos turnos da manhã e tarde); 3- Ortotraumatologia (balcão de Cirurgia, ortopedia e sala de pequena cirurgia) – Dois (2) enfermeiros nos turnos da manhã e tarde); 4- Pediatria (balcão de atendimento e sala de trabalho) – um (1) enfermeiro nos turnos de manhã e tarde); 5- serviço de observação – Seis camas, duas delas destinadas à via verde AVC  e Coronária – um (1) enfermeiro nos turnos da manhã e tarde; Emergência – sala de reanimação – não possui distribuição específica.

Acresce que, é durante o período noturno, por razões alheias à equipa de enfermagem, que são realizados muitos dos internamentos dos doentes nos serviços, recaindo esse trabalho nos três (3) enfermeiros escalados no turno da Noite.

Assim, esta estrutura sindical solicita a V.a Ex.a a avaliação da situação exposta, bem como a tomada de medidas que entender por convenientes”.