1 Agosto, 2016
O SEP/DR de Castelo Branco reuniu a 27 de julho com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Cova da Beira, divulgando as respostas da Administração às questões colocadas pelos enfermeiros.

 

Admissão de Enfermeiros

 

Vai ser publicada bolsa de recrutamento. Ainda não decidiram o numero de enfermeiros a admitir. De acordo com o levantamento só para a reversão do horário de trabalho dos CTFP para as 35h são necessários 64 enfermeiros.

Admitem que o Centro Hospitalar tem um grave problema financeiro.

SEP reitera a exigência de serem admitidos os enfermeiros suficientes para, por um lado, permitir o gozo efetivo das 35 horas dos CTFP e por outro, para melhoraras dotações dos serviços.

 

Pagamento das Horas Acumuladas

Voltaram a invocar os problemas financeiros. SEP exigiu o pagamento integral do total das horas em dívida aos enfermeiros. É inadmissível que se perpetue no tempo a acumulação de horas sem que nada seja feito para que não existam. Exigiu ainda que os horários de todos os profissionais passem a ter apenas as horas contratualizadas – 140 ou 160 horas. Os enfermeiros tal como outros, vendem um serviço e devem ser pagos imediatamente após o cumprimento desse “serviço”.

 

Adenda ao contrato dos CIT na cláusula referente ao Período Normal de Trabalho consagrando as 35h

Não há disponibilidade sem que existam orientações da tutela. Negam que as EPE tenham autonomia para o fazer.

 

Vencimento aos CIT, repondo a regra em vigor antes da aplicação da tabela salarial do Dec. Lei 122/2010 – Vão discutir em sede de Conselho de Administração.

 

Regime de Horário Acrescido – Informaram já ter recebido vários pedidos de enfermeiros e que vão analisar.

 

Horários com “x” – Informaram ter sido a forma encontrada para, posteriormente, poderem proceder ao pagamento, em trabalho extraordinário, em função do turno efetivamente efetuado.

SEP informou que a decisão do plenário foi o de avançar para um período de luta institucional sob a forma de GREVE. Sendo as greves meios para atingir fins, podem ser desconvocadas e/ou suspensas caso o CA concretize as exigências dos enfermeiros.