14 Fevereiro, 2018
Os enfermeiros continuam a exercer funções no limite das suas possibilidades físicas e psicológicas, face à enormíssima carência de enfermeiros nos serviços. Está marcada para 16 fevereiro uma conferência de imprensa, às 11h30, em frente ao hospital.


 O SEP não se conforma com este “normal e regular” funcionamento dos serviços, onde se trabalha em permanente carência, sem que haja uma perspetiva de resolução a curto prazo deste problema estrutural que é a carência de enfermeiros.

 A confirmá-lo, está a enorme dívida de cerca de 12.600 horas (que corresponde a 1.575 dias de trabalho) apenas em 13 serviços naquela unidade hospitalar integrada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

O CHUC deveria ter pago as horas extraordinárias aos enfermeiros até 31 de dezembro último, em conformidade com a orientação do ministério da saúde, através da Circular Normativa nº 13/2017/URJ/ACSS de 4 de julho, onde é expresso que “As horas que, a esta data, se encontrem em crédito a favor dos trabalhadores enfermeiros, independentemente do vínculo, devem ser objeto de regularização progressiva, por forma a garantir que as mesmas não subsistam para além de 31 de dezembro de 2017.

Deste modo, decidimos convocar uma conferência de imprensa para 16 de fevereiro, às 11.30h, em frente ao Hospital dos Covões, para detalharmos esta realidade, sinónimo e consequência daquela carência.

Nota enviada à Comunicação Social em 15 de fevereiro.