7 Novembro, 2011
Oito enfermeiros apesar de necessários vão ver contratos cessados.

 

 

Carta do Delegado Regional do Centro do IDT informa enfermeiros que no final de novembro deixam  de exercer funções na instituição.

Surpreendidos, porque em cada posto de trabalho há enfermeiros em acumulação de funções (de outras instituições) e em regime de horário acrescido (42 horas semanais em vez de 35 horas) para colmatar as inúmeras horas em falta.

Estas condições só existem porque a carência de enfermeiros é real e porque para fazer face a necessidades permanentes dos diferentes postos de trabalho, se entendeu contratar mais enfermeiros.

É absolutamente inacreditável que face a estes despedimentos de 8 enfermeiros, não se tenha em consideração a prestação de cuidados a utentes que carecem de cuidados de proximidade, resultando uma significativa redução de horas de cuidados disponíveis por semana (280 em cada semana e 1120 em cada módulo de quatro semanas, o equivalente a um mês).

O SEP solicitou reunião com carácter de urgência ao delegado regional do IDT Centro, que se irá realizar, amanhã, dia 8 de novembro pelas 11 horas naquela delegação.
Das conclusões daquela reunião, poder-se-á agendar em breve uma concentração com os enfermeiros despedidos e com uma associação de utentes do IDT, junto da ARS Centro.