24 Setembro, 2021
ARS LVT: ação de denúncia a 30 setembro
Iremos realizar uma ação de denúncia, a 30 de setembro, pelas 10h30, em frente à ARS, contra a discriminação das enfermeiras que legitimamente exerceram os seus direitos de parentalidade.

 

O Conselho Diretivo da ARS de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) nunca aplicou o Suplemento previsto às cerca de duas dezenas de Enfermeiras Especialistas, nem as integrou na categoria de Especialista, por se encontrarem no exercício de direitos de parentalidade em 2018.

Assim que tivemos conhecimento deste problema, interviemos junto ao Conselho Diretivo que não tendo sensibilidade para esta questão, não resolveu a situação. Iremos continuar a luta e as intervenções necessárias à resolução desta grave discriminação.

Interviemos junto da Comissão para a Igualdade e Tratamento no Emprego (CITE) com apoio da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH) da CGTP-IN.

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) emitiu parecer favorável aos argumentos do SEP, pelo que interviemos novamente junto da ARSLVT. O Conselho Diretivo, após interpelação da CITE e de outras entidades inspetivas, assumiu que corrigiria esta questão por consubstanciar discriminação.

Pela demora na regularização desta questão expusemos o problema também ao Ministério da Saúde. Obtivemos do Secretariado do Estado Adjunto de Saúde um ofício que referia que estariam a concluir a resolução da questão em articulação com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Nada ainda aconteceu.

Defendemos a imediata integração destas colegas na categoria e o pagamento dos respetivos retroativos.

 

Vamos manter a luta.

Vamos denunciar esta injustiça numa ação do SEP na ARSLVT dia 30 de setembro às 10H30. Junta-te a nós.