3 Maio, 2022
Centro Hospitalar do Oeste recua nos despedimentos
A ação de denúncia do SEP foi determinante para a renovação de contratos dos 15 enfermeiros do Centro Hospitalar do Oeste.

 

A participação dos enfermeiros na ação de denúncia pública junto ao Hospital de Caldas da Rainha foi determinante para a renovação dos contratos dos colegas.

Estava em causa a não autorização de renovação de 15 contratos de enfermeiros, por parte do Ministério da Saúde, que terminavam no fim de abril, o que acarretaria um agravamento das condições laborais e a diminuição na qualidade, quantidade e segurança dos cuidados de saúde.

Em reunião com os enfermeiros, ficou delineada uma concentração, com denúncia pública junto à entrada da unidade de Caldas da Rainha (sede do Centro Hospitalar do Oeste), a 28 de abril.

Foi através desta iniciativa, com excelente divulgação pela comunicação social, que a pressão sobre a administração e sobre a tutela se fez sentir. A 29 de abril, pelas 21 horas, os enfermeiros foram então informados desta mais que justa autorização de renovação dos seus contratos.

Resta aguardar que esta situação não se repita noutras instituições públicas e, particularmente, no Serviço Nacional de Saúde, onde na sua generalidade esta problemática está presente.

Para tal é urgente que o Ministério da Saúde autorize não só a renovação dos contratos no imediato, mas sobretudo que aprove os “Mapas de pessoal” das instituições para que possam vincular e contratar os enfermeiros (e outros profissionais), que têm sido indispensáveis para responder às necessidades assistenciais das populações.

A presença, empenho e resiliência dos enfermeiros são fundamentais para que consigamos alcançar os nossos objetivos e resolver os problemas.

Tal como diz o nosso Povo: Quem Luta sempre alcança!

 

Nota enviada aos media a 3 de maio de 2022