25 Maio, 2021
CH de Leiria: conferencia de imprensa a 26 de maio
3 anos passados a administração do Centro Hospitalar de Leiria continua sem resolver os problemas dos enfermeiros. Vamos reunir com a administração dia 26 de maio pelas 10h30, com conferência de imprensa.

 

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria agendou reunião, decorridos 3 meses após a anterior, mas continua sem resolver os problemas dos enfermeiros.

Reunimos com o Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) a 25 de fevereiro. Foi assumido o compromisso de apresentarem propostas de resolução para os problemas que se arrastam há mais de 3 anos, na reunião seguinte agendada para 26 março. Não se concretizou.

Após 2 meses de sucessivos adiamentos, o CA agendou a reunião para o próximo dia 26 de maio, onde esperamos que traga propostas para a resolução dos problemas e das injustiças que têm penalizado os enfermeiros que apesar deste arrastamento continuam na linha da frente na prestação dos cuidados aos seus utentes.

Na realidade, o CA ainda não apresentou qualquer proposta ou plano de resolução de problemas que poderia resolver de imediato:

  • A reposição da jornada de trabalho diária (média) de 8 horas – o CA já foi notificado pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) para correção desta situação no decurso do pedido de intervenção do SEP, após ter unilateralmente alterado os horários em julho de 2018.
    .
  • A consagração do Período de Passagem de Turno de 30 minutos – há mais de 3 anos que apresentamos e fundamentámos a justeza desta contabilização, tal como acontece nas restantes instituições públicas e na generalidade das privadas, e que os enfermeiros sempre cumpriram mas que o CA nunca reconheceu.
    .
  • O descongelamento das progressões, a correta contabilização de pontos e consequente reposicionamento remuneratório, assim como as transições para as categorias previstas no DL n.º 71/2019 poderiam e podem ser regularizadas, no contexto da referida autonomia gestionária, para as quais o SEP oportunamente apresentou com as devidas fundamentações jurídicas.
    .
  • Exigimos o pagamento ou gozo, de acordo com a opção de cada enfermeiro, das horas e folgas em dívida. Já apresentámos propostas e soluções.

 

Nestes dois meses surgiram novos problemas e injustiças que nos têm sido reportados. Um desses problemas foi por nós denunciado a 30 de abril: o despedimento de 3 colegas numa fase em que o CHL está carenciado de enfermeiros.

 

É neste contexto que iremos reunir no dia 26 de maio pelas 10h30 com o Conselho de Administração do CHL. No final faremos uma CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, para a qual convidamos os Senhores Jornalistas.