28 Julho, 2020
Denúncia Pública na ARSLVT, 6 agosto, 11 horas
Estamos na linha da frente na luta pela resolução das injustiças impostas aos enfermeiros da Administração Regional de Saúde Lisboa Vale do Tejo. Iremos denunciar estas injustiças dia 6 de agosto em frente à ARS.

 

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses tem exposto os diversos problemas junto ao Conselho Diretivo (CD) da ARS Lisboa e Vale do Tejo, exigindo a sua resolução.

Só com a mobilização e a luta dos enfermeiros se disponibilizaram para reunir connosco e para avançar com o processo de descongelamento das progressões, ainda assim, de forma insuficiente e tendo deixado de fora a generalidade dos enfermeiros.

Face ao agravamento das situações problemáticas enviámos uma carta a 29 de junho, dirigida ao Presidente e ao CD onde recolocámos o conjunto de problemas e as injustiças que daí decorrem, amplamente sentidas pelos enfermeiros. Ainda, apresentámos propostas de resolução e disponibilidade para uma reunião conjunta.

Até à data, o Conselho Diretivo não apresentou qualquer proposta ou plano de resolução nem agendou a reunião solicitada.

Face a este posicionamento decidimos avançar para a DENÚNCIA PÚBLICA das várias questões, das quais se destacam:

  • Validação das Avaliações do Desempenho desde 2004 até 2014 e correta contagem dos pontos – 1,5 pontos/ ano – a todos os enfermeiros;
  • Atribuição no mínimo, de 2 pontos/ biénio, em 2015/ 2016 e em 2017/ 2018, assim como a consideração de ponderação curricular, para os enfermeiros que a pretendam;
  • Transição de todos os Enfermeiros Especialistas para a categoria, incluindo os enfermeiros em funções de chefia, a exercerem a 31 de maio de 2019;
  • Imediata atribuição de password, a todos os enfermeiros em funções de chefia/gestores, nos ACES e DICAD.
  • Admissão de mais enfermeiros para os ACES e DICAD.

 

Resolver os principais problemas dos enfermeiros é investir no SNS e determinante no combate à Pandemia. Exigimos que o CD e o governo apresentem soluções.