21 Julho, 2014
Decorrente das denúncias públicas efectuadas pelo SEP, da greve realizada pelos enfermeiros do Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio e da greve agendada no Centro de Saúde da Marinha Grande, para os dias 22 e 23 de julho, foi finalmente concretizada, a 14 de julho, a reunião entre o SEP e a ARS do Centro.

 

 

Dos vários assuntos abordados e dada a gravidade da situação destacamos que faltam mais de 20 enfermeiros nos Centros de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio e da Marinha Grande. Esta carência impede que os enfermeiros possam dar as respostas de enfermagem e em saúde a que os cidadãos têm direito e coloca em causa as condições laborais dos profissionais.

A “medida” que a ARS apresenta para o imediato é a admissão de apenas 2 enfermeiros e responsabiliza o Ministério da Saúde pela ausência de autorização para admitir mais. A Diretora Executiva do ACES Pinhal Litoral não deu garantias que esses enfermeiros sejam colocados no CS Dr. Arnaldo Sampaio e/ou no CS da Marinha Grande. Referiu que iria proceder a uma avaliação para determinar quais as unidades, do ACES, mais carenciadas em termos de recursos de enfermagem.

Os enfermeiros e o SEP continuam a exigir a admissão de mais enfermeiros! Na defesa da profissão, das condições de trabalho e dos serviços de saúde, os enfermeiros do CS da Marinha Grande estão em greve a 22 e 23 de julho.