22 Maio, 2020
Leiria: 2020 – O legado do Ano Internacional dos Enfermeiros
Além da comemoração do Dia Internacional do Enfermeiro, este ano comemoramos o Ano Internacional do Enfermeiro. Ano este tão especial que teremos que continuar a valorizar a enfermagem.

 

Neste Ano Internacional do Enfermeiro de 2020 – e especialmente, neste 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro – para além de recordarmos o reconhecimento que a nível global nos tem sido prestado, na linha da frente do combate à pandemia do Covid-19 e que muito nos honra é fundamental apostar na correspondente valorização profissional dos Enfermeiros Portugueses.

O imprescindível papel dos Enfermeiros e Enfermeiros Especialistas, na prestação de cuidados, na prevenção e promoção da saúde das populações, claramente demonstrado pelos ganhos em saúde obtidos, não tem sido reconhecido pelos decisores políticos, que nos últimos anos têm travado a devida correspondência estrutural e remuneratória.

A promoção do bem-estar, do equilíbrio físico e psico-social das pessoas e não só a ausência de doença, resultado de uma formação académica e profissional sem paralelo tem distinguido e projetado nacional e internacionalmente os enfermeiros portugueses, que têm garantido no estrangeiro, o que em Portugal lhes continua a ser negado!

Em 12 de maio de 2020, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses iniciou uma campanha de divulgação e de exigência de resolução, de um conjunto de problemas, que não pode continuar a ser adiado. Estamos e estaremos na linha da frente, também pela nossa valorização sócio-económica.