6 Maio, 2014
Enfermeiros do CHLO em greve reclamam justiça e a devolução do dinheiro ganho em horas penosas

 

O Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), de 2008 a 2012, pagou aos enfermeiros com um Contrato Individual de Trabalho (CIT) um valor inferior pelas horas penosas, relativamente aos enfermeiros que detém um Contrato de Trabalho em Funções Públicas (CTFP).

O SEP reafirma que estes enfermeiros com CIT exercem funções públicas, uma vez que prosseguem os mesmos conteúdos funcionais dos restantes enfermeiros, têm as mesmas responsabilidades, as mesmas qualificações, e os mesmos superiores hierárquicos, logo são “funcionários públicos”, razão pela qual não podem ser discriminados.

O próprio CA demonstra cumprir as diretivas supra mencionadas ao proceder aos pagamentos, a partir de 2013, de forma igual a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo laboral, não obstante a imoral redução imposta pelo Governo.

Assim, os enfermeiros com CIT reivindicam o pagamento de retroativos relacionados com as horas penosas de trabalho realizadas de 2008 a 2012, ou seja, as horas trabalhadas e não pagas, sem a família e amigos nos Natais, Páscoas, Passagens de Ano, Feriados, Sábados e Domingos nos últimos anos.

Sendo assim, o SEP convocou uma greve para o dia 8 de maio entre as 8h e as 12h para o CHLO e concentração, após a realização de plenários com os enfermeiros, com o objetivo do pagamento das “horas de qualidade” de 2008 a 2012 pelo DL 62/79 a todos os enfermeiros com CIT.

A Direcção Regional de Lisboa do SEP convida os Srs. jornalistas a acompanharem a Greve e a Concentração de Enfermeiros, no Hospital S. Francisco Xavier, no próximo dia 8 de maio, às 10h30.

Informação enviada à Comunicação Social a 6 de maio 2014