26 Janeiro, 2023
Decretámos greve para o IPO de Lisboa dia 6 de fevereiro, das 8 às 12 horas, com concentração, pelas 10h30 à porta do hospital. A não progressão é o mote desta luta.

 

Após anos de luta do SEP e dos enfermeiros em torno da atribuição dos pontos para efeitos de progressão – greves, concentrações, abaixo-assinados, campanha de sensibilização da população, reuniões com administrações e Tutela, petição na Assembleia da República, manifestações, entre outros – é publicado o DL 80-B/2022 que permite a contagem de pontos a milhares de enfermeiros, ainda que de forma insuficiente.

Nesta sequência, o SEP enviou alguns pedidos de reunião à administração do IPO (sem resposta formal). Ainda, reuniu com os enfermeiros em plenário onde se decidiram novas formas de luta.

Por isso, os enfermeiros do IPO avançam para a greve e exigem:

  • A contabilização de todos os anos de serviço no SNS para efeitos de progressão, independentemente do mês de entrada, nomeadamente os anos com contrato com vínculo precário e tempo trabalhado noutras instituições;
    .
  • O pagamento dos retroativos desde o momento em que se adquire o direito à progressão, a partir de 2018;
    .
  • A correção de injustiças relativas decorrentes da progressão, nomeadamente os enfermeiros especialistas;
    .
  • A harmonização de direitos, com a redução da carga horária e majoração de férias aos detentores de um CIT, tal como está previsto para os detentores de um CTFP;
    .
  • A contratação de enfermeiros, tendo em conta as necessidades.