28 Julho, 2021
IPO de Lisboa tenta impor banco de horas. Trabalhadores dirão não!
Concentração a 4 de agosto às 10h30 em frente ao hospital

 

Os trabalhadores do IPO rejeitam o banco de horas:

  • Por ser uma forma de legalizar a desregulação do horário, aumentar a carga horária e eliminar o pagamento do trabalho extraordinário.
  • Por reduzir rendimentos e colocar em causa a conciliação da vida pessoal, familiar e social.

 

Reportagem da SIC a partir do protesto em frente ao IPO Lisboa

 

Foi com perplexidade que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas tomaram conhecimento da Circular Interna, de 21 de Julho, emitida pelo Conselho de Administração (CA) do IPO que informa os trabalhadores da decisão de iniciar procedimentos com vista à aplicação do regime de banco de horas grupal.

Com esta proposta, o IPO é a primeira instituição pública a tentar implementar uma medida que tanto penaliza a vida dos trabalhadores.

O banco de horas é uma das matérias gravosas da legislação laboral que para mais não serve do que embaratecer o valor do trabalho e dispor do tempo dos trabalhadores conforme a entidade empregadora entender.

Com o actual Governo PS, o banco de horas que já existia por opção individual (entretanto revogada) no Código do Trabalho passou a ser possível através de referendo com aplicação grupal, ou seja, se 65% dos trabalhadores votar a sua aplicação ele é imposto aos restantes.

Mesmo com o desacordo de alguns passaria a ser possível aumentar o horário duas horas por dia até um limite de 50 horas semanal e 150 horas por ano, sem lugar a pagamento de trabalho extraordinário!

Na tentativa de colmatar a carência de profissionais e reduzir custos, o CA do IPO argumenta com a denominada bolsa de horas implementada, uma prática sem figura legal, que permite ao CA de forma deliberada não efectuar o pagamento de horas extraordinárias aos trabalhadores.

 

Trabalhadores do IPO rejeitam Banco de Horas e exigem contratação de mais trabalhadores e condições de trabalho.

Juntos, organizados e informados derrotaremos a implementação do banco de horas!

 

Concentração promovida pelo SEP e pelo STFPSSRA